domingo, 16 de agosto de 2009

Abertas Candidaturas ao ‘Programa Rede de Residências’

Estão abertas as candidaturas à 2.ª edição do Programa Rede de Residências: Experimentação – Arte, Ciência e Tecnologia, que pretende apoiar a integração de artistas em centros de investigação científica e tecnológica, criando uma plataforma comum de trabalho e investigação entre artistas e cientistas. Os interessados poderão concorrer até ao próximo dia 30 de Setembro.
Desenvolvido pela Ciência Viva e a Direcção-Geral das Artes (DGArtes), este Programa “pretende fomentar o intercâmbio, a reflexão e a produção de conhecimento entre a arte e a ciência e tecnologia”, contemplando as seguintes áreas: Arquitectura, Artes Digitais, Artes Plásticas, Cruzamentos Disciplinares, Dança, Design, Fotografia, Música e Teatro.

No Programa foi definida uma rede de instituições científicas de acolhimento para os artistas seleccionados, onde podem desenvolver projectos artísticos com ferramentas e processos próprios dos laboratórios de investigação científica. Em cada centro de acolhimento, a funcionar em períodos de quatro a nove meses entre Novembro de 2009 e Julho de 2010, o trabalho do artista é acompanhado por um investigador científico.

De acordo com o regulamento, podem candidatar-se ao Programa cidadãos nacionais ou estrangeiros residentes em Portugal, que sejam portadores de currículo profissional e artístico com formação adequada e experiência específica para este tipo de projecto e que não tenham participado na 1.ª edição do Programa.

As candidaturas implicam o preenchimento de um formulário disponível no site da iniciativa, que deve ser enviado, juntamente com os documentos referidos no mesmo, por correio electrónico para a DGArtes ou entregue pessoalmente, até 30 de Setembro de 2009.

Os candidatos poderão visitar as entidades que constituem a rede do programa, mediante agendamento e confirmação, dentro de um calendário pré-definido. Esta é uma oportunidade para conhecer os cientistas e as linhas de investigação dentro das quais poderão vir a desenvolver os seus projectos.

Retirado de:
http://www.portaldocidadao.pt/PORTAL/pt/noticias/08_2009/NEWS_abertas+candidaturas+ao+_programa+rede+de+residencias_.htm